quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A palavra é: Relaxar!

Momentos de tranquilidade e relaxamento são fundamentais. Ambientes bem projetados com água e plantas transmitem paz e proporcionam descanso e lazer. Uma boa iluminação de noite e detalhes amadeirados em um deck de porcellanato garante aconchego no ambiente. Pastilhas dão ótimo acabamento e pisos antiderrapantes em áreas molhadas, segurança. Planeje seu espaço de acordo com seu estilo, componha detalhes de plantas e flores adequadas para o clima local, abuse do seu bom gosto com jogos de área e peças decorativas, o direito de aproveitar sua casa é todo seu!







Sugestões: Deck de porcellanato Portinari que imita madeira ecologicamente correto, pastilhas Creare com composições sugestivas e personalizadas, porcellanatos Portinari antiderrapante e pedras Pasinato de uso externo.



Deck Portinari e pastilha Creare



por Marilia Piotto

Dica em cores




O livro 'Projetando espaços' da Miriam Gurgel é um guia rápido de arquitetura de interiores e apresenta questões objetivas e subjetivas que envolvem o desenvolvimento de um projeto e questões básicas como ergonomia, topografia, clima, espaço, iluminação, cor e etc..

Aproveitando o gancho, no capítulo que M.G. trata de cores, ela cita a função, composição e a psicologia das cores, ressaltando a importância do uso correto em cada ambiente.


"As cores atuam em nossa mente e em nosso físico, estimulando-nos de diferentes maneiras. Portanto, a escolha de uma delas deve ser cautelosa a fim de atingir plenamente os objetivos desejados." (Pág. 254)

Analisando a funcionalidade única de cada tonalidade dentro dos cômodos de uma casa, associamos a Teoria chinesa do Feng Shui e o significado das cores:

Preto sinaliza o trabalho; Utilizada em escritórios ou 'workhall'.

Azul é espiritualidade; Cor relacionada ao céu, acalma e relaxa. Combina com spa, banheiros e quartos, principalmente infantil.

Verde simboliza a família; Apresenta o despontar da vida, cor do equilíbrio e da saúde. Tons claros usa-se em banheiros e quartos, e escuro em cozinhas ou ambientes que una a família.

Púrpura é prosperidade; Na antiguidade essa cor só era obtida através de pigmentos raros, por isso relaciona-se com riqueza. Tons claros em quartos e banheiros, tanto de casal, adolescente e infantil, e tons escuros em ambientes receptivos como lavabo, hall de entrada ou paredes com destaque na sala de visitas.

Vermelho significa sucesso. Simboliza o fogo, elemento que clareia a escuridão, associa com valores elevados como reputação e brilho. Na cozinha, espaço gourmet e churrasqueira remete ao apetite e em quartos a paixão.
-Cuidado! Cores quentes em exesso causa irritação e nervosismo.

Branco é a criatividade. Representa o vazio e está receptivo a novas idéias e planejamentos futuros.
- Cores neutras em paredes e em alguns objetos mobiliários dão a oportunidade para utilizar peças decorativas coloridas como tapetes, almofadas e enfeites e criam ambientes clean e sofisticados.

Marrom e Cinza é a cor dos amigos; Representa o início da noite. Home theater, sala de estar, jantar, visitas, salão de jogos e lavabos.

"Lembre-se de que a solução ideal é uma composição equilibrada, nem tão quente, nem tão fria. Os extremos são sempre perigosos. Contrastes entre cores de temperaturas diferentes ou neutras ajudam a dar destaque, movimento e interesse aos ambientes." Miriam Gurgel pág. 257


por Marilia Piotto

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

É tendência!

Misturar peças de épocas distintas, retrô com o moderno, tradicional com o romântico, cria ambientes ecléticos e originais. Motivos florais dão alegria para o ambiente, o bacana é usar em paredes com destaque e complementar com cores harmoniosas e neutras, seja com a madeira ou até mesmo o próprio porcellanato.





Torneira Docol linha Provence



Ladrilho hidraulico São Francisco
Pastilha Jatobá by Adriana Barra
Linha Elegance Portinari


New Collection Inova HD - Portinari

Peças ideais para decorar a sua casa. (É porcellanato!!) para pisos e paredes de áreas externa e interna como jardins, banheiros, quarto, sala e cozinha.

Jatobá HD
Sisal HD
Oriente HD
Coco Natual HD
Capitone HDBuriti HD

por Marilia Piotto